(19) 3212-3143 / (19) 4560-3262
Av. Dr. Abelardo Pompeu do Amaral, 637 - Vila Industrial – Campinas SP
Please assign a menu to the primary menu location under Menus.

Blog

7 dicas que podem salvar vidas no trânsito

Post9

1 – CHUVA E PISTA MOLHADA
Pista molhada exige atenção e velocidade moderada. Um jeito simples e eficiente de andar na chuva com mais segurança é subir uma marcha. “O motor vai trabalhar com rotação mais baixa e reagir mais lentamente. Em pista molhada, isso ajuda a evitar derrapagens”, diz o instrutor Cesar Novaes.

2 – CRUZAMENTOS
Em vez de esperar o sinal verde com o carro em primeira marcha e acelerar no primeiro instante, deixe o câmbio na posição neutra e relaxe os braços sobre as pernas. O tempo que você leva para engatar a marcha é suficiente para o caminho à frente ficar livre ou evitar que um apressado atinja a lateral do seu carro.

3 – OFUSCAMENTO POR FAROL ALTO
Essa situação é mais comum em rodovias, mas também pode ocorrer em caso de falta de luz ou em cidades mal iluminadas. Logo que você perceber um veículo com farol alto vindo em sua direção, olhe para baixo e à direita, em direção à faixa branca que delimita a rodovia ou ao meio-fio da rua. “Isso ameniza o fechamento da pupila e você consegue manter a trajetória correta, mesmo se houver uma curva à frente. Essa cegueira temporária pode durar até 4 segundos”, afirma Dirceu Rodrigues Alves Júnior, da Associação Brasileira de Medicina do Trânsito (Abramet).

4 – ULTRAPASSAGEM
“Deixe o veículo se afastar um pouco antes de reduzir a marcha e aumentar a potência do seu carro. Você verá melhor se o caminho está livre e usará esse espaço para ganhar a velocidade necessária”, diz o instrutor Cesar Novaes. A segunda medida é sempre dirigir com o farol baixo aceso, mesmo durante o dia.

5 – TRAVESSIA DE PEDESTRES
Quem dirige pode reduzir a gravidade dos atropelamentos andando mais devagar perto de pontos de ônibus, escolas e ruas com maior fluxo de pedestres. Ao sair de um estacionamento com pouca visibilidade, situação comum em garagens subterrâneas, dê um leve toque na buzina e use o farol baixo.

6 – CONVERSÃO À ESQUERDA
Tente prestar atenção quando você passar pelo próximo cruzamento em que um carro vai virar à esquerda. Provavelmente o motorista vai girar o volante antes de atravessar o sentido oposto – e vai estar com uma das mãos por dentro do aro.

7 – MOTOS AO REDOR
Um recurso para evitar problemas é nunca se esquecer de usar a seta ao mudar de direção e regular os espelhos externos corretamente – quanto mais aberto, maior o campo de visão.

Matéria via Quatro Rodas.

Share with friends   

Written by

The author did not add any Information to his profile yet

Comments 0

Deixe uma resposta