(19) 3212-3143 / (19) 4560-3262
Av. Dr. Abelardo Pompeu do Amaral, 637 - Vila Industrial – Campinas SP
Please assign a menu to the primary menu location under Menus.

Blog

9 Milhões de pessoas morrem por ano no mundo, vítimas da Poluição

post_14

Câncer de pulmão, o que mais mata no mundo! E os casos têm aumentado, mesmo entre as pessoas que não fumam. A causa pode ser a poluição.

Prematuridade

Segundo a Sociedade de Pediatria, o bebê é considerado prematuro quando nasce antes de 37 semanas de gestação. Já o baixo peso é considerado quando nasce com menos de 2,5 kg. 

Um estudo realizado na Faculdade de Medicina da USP cruzou os registros de saúde de 5.542 bebês nascidos no Hospital Universitário entre abril de 2012 e março de 2014 com dados sobre os níveis de poluição dos endereços das mães. O aumento dos poluentes foi relacionado com uma taxa de 30% de partos prematuros e 37% de peso baixo ao nascer.

Obesidade

Um estudo em parceria da USP com a Unicamp mostrou que camundongos que foram submetidos a ambientes poluídos, engordaram mais do que um grupo comparativo, sendo que ambos eram submetidos à mesma dieta. Os poluentes gerariam uma resposta inflamatória que prejudica o funcionamento do hipotálamo, que por sua vez, não recebe a informação trazida pelo organismo da saciedade. Já há estudos também sobre efeitos inflamatórios dos poluentes no pâncreas, que prejudicam a produção de insulina e propiciam o estabelecimento de diabetes.

É importante valorizar as cidades compactas, cobrando isso das autoridades. As cidades menores não são solução, a ideia não é fugir para o campo. O ideal é fazer de tudo para diminuir a distância entre o trabalho, os estudos, a casa, os locais de lazer e consumo por meio de bairros mistos que tenham moradias, comércios, ciclovias e calçadas. Assim é possível aumentar a atividade física e reduzir os carros, geradores dos poluentes.

Via G1.
Share with friends   

Written by

The author did not add any Information to his profile yet

Comments 0

Deixe uma resposta