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Apenas 3% dos empreendedores brasileiros pretendem vender sua empresa

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Apenas 3% dos empreendedores pretendem vender a empresa que fundaram.

As conclusões são de um novo estudo realizado pela startup de pesquisas MindMiners em parceria com o PayPal.

Para realizar o estudo, foram entrevistadas 600 pessoas, 300 delas donas de um negócio e 300 que desejam empreender em um futuro próximo. Todas foram selecionadas a partir de uma amostragem de 400 mil brasileiros cadastrados na MeSeems, base de dados da MindMiners.

Entre aqueles que já empreendem, a maioria fundou uma empresa no modelo  B2C (oferecendo produto ou serviço direto ao consumidor) e já possuía experiência no setor onde atua. 39% dos empreendedores trabalham com sócios e 51% deles buscaram o parceiro dentro da própria família. Considerando aspectos externos à empresa, a maioria desses empreendedores afirmou que o grande desafio que enfrenta hoje está em resolver problemas burocráticos e operacionais que envolvem seu negócio. 39% destes empreendedores tiraram até R$ 10 mil do próprio bolso para criar a empresa. Menos de 30% do total de empreendedores entrevistados afirmou que o empreendimento deles atingiu o lucro após um ano de sua abertura.

Em relação à atuação do negócio, 42% dos empreendedores entrevistados possuem pontos físicos e online e 20% posicionam sua marca apenas no digital. Estes últimos estão olhando para as oportunidades que o mobile oferece hoje, segundo Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil. “Os aplicativos te dão uma possibilidade enorme de criar o próprio produto a partir da experiência de compra que ele quer oferecer”, diz.

Um dado do estudo que chamou a atenção foi o de que apenas 3% dos empreendedores entrevistados estão olhando oportunidades de negócio fora do Brasil. “Em um momento de crise, seria natural que as empresas estivessem pensando em exportação, mas não é o que vemos acontecer. Ainda é algo restrito às grandes companhias”, afirma Gustavo Carrer Azevedo, gerente do Sebrae.

E o que pensa quem pretende empreender, mas ainda não começou? A grande maioria (65%) já tem uma ideia de modelo de negócio e um quinto pretende atuar no setor de tecnologia. A questão é que, apesar do desejo de abrir sua própria empresa, boa parte deles não discute a ideia com outros empreendedores, mentores ou com entidades de fomento. 73% discutem o possível novo negócio com amigos e família.

O maior dilema que eles enfrentam é conseguir escolher um nome e uma boa definição para a marca que querem criar. 37% afirmam que buscam com o negócio ser a “melhor e maior empresa do setor em que atuam” e 44% buscam garantir renda própria. “O medo de não dar certo é o maior entrave para essas pessoas se tornarem empreendedores”, diz Danielle Almeida, gerente de marketing da MindMiners.

Via Negócios.
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