(19) 4560-3262
Av. Dr. Abelardo Pompeu do Amaral, 637 - Vila Industrial – Campinas SP

Blog

Conheça a história do seguro no Brasil

Com o início da navegação intensiva em todos os países e a abertura dos portos por D.João VI, em 1808 surgiu o seguro no país.
A Bahia era na época, o centro da navegação marítima, por esta razão, nasceu lá a primeira empresa se seguro do Brasil, a Companhia de Seguros Boa-Fé. Até 1822 (ano da Independência), só o seguro marítimo se desenvolveu no país.

Menos trinta anos depois foi promulgado o Código Comercial, que regulamentou as operações de seguro marítimo, proibindo o seguro sobre a vida de pessoas livres.
Com o avanço e progresso decorrente, fundaram-se novas empresas, que então passaram a se dedicar a outros ramos de seguro, como o de incêndio e o de mortalidade de escravos, seguro de destaque da época, por causa da importância da mão-de-obra negra na atividade econômica.

Em 1855, a primeira empresa a comercializar seguro de vida no Brasil foi inaugurada; nascia então a Companhia de Seguros Tranquilidade, no Rio de Janeiro. Alguns poucos anos depois, várias empresas estrangeiras se instalaram por aqui, trazendo sua experiência específica. Com a Proclamação da República, a atividade seguradora, em todas as suas modalidades foi regulamentada.Em 1916, o código Civil regulou o seguro de vida e todos demais seguros.

Foi fundada em 1935, a empresa que se tornaria a maior empresa seguradora da América Latina, a Atlântica Companhia Nacional de Seguros, hoje mais conhecido como Bradesco Seguros.

Em 1939, foi criado o Instituto de Resseguro do Brasil (IRB), com a atribuição de exercer o monopólio do resseguro no país. Já em 1966, com a edição do Decreto lei nº 73, é instituído o Sistema Nacional de Seguros Privados com a criação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão oficial fiscalizador das operações de seguro.

Compartilhar :    

Escrito por

The author did not add any Information to his profile yet

Comentários 0

Deixe uma resposta