(19) 3212-3143 / (19) 4560-3262
Av. Dr. Abelardo Pompeu do Amaral, 637 - Vila Industrial – Campinas SP
Please assign a menu to the primary menu location under Menus.

Blog

Conheça a história do seguro no Brasil

Post21

Com o início da navegação intensiva em todos os países e a abertura dos portos por D.João VI, em 1808 surgiu o seguro no país.
A Bahia era na época, o centro da navegação marítima, por esta razão, nasceu lá a primeira empresa se seguro do Brasil, a Companhia de Seguros Boa-Fé. Até 1822 (ano da Independência), só o seguro marítimo se desenvolveu no país.

Menos trinta anos depois foi promulgado o Código Comercial, que regulamentou as operações de seguro marítimo, proibindo o seguro sobre a vida de pessoas livres.
Com o avanço e progresso decorrente, fundaram-se novas empresas, que então passaram a se dedicar a outros ramos de seguro, como o de incêndio e o de mortalidade de escravos, seguro de destaque da época, por causa da importância da mão-de-obra negra na atividade econômica.

Em 1855, a primeira empresa a comercializar seguro de vida no Brasil foi inaugurada; nascia então a Companhia de Seguros Tranquilidade, no Rio de Janeiro. Alguns poucos anos depois, várias empresas estrangeiras se instalaram por aqui, trazendo sua experiência específica. Com a Proclamação da República, a atividade seguradora, em todas as suas modalidades foi regulamentada.Em 1916, o código Civil regulou o seguro de vida e todos demais seguros.

Foi fundada em 1935, a empresa que se tornaria a maior empresa seguradora da América Latina, a Atlântica Companhia Nacional de Seguros, hoje mais conhecido como Bradesco Seguros.

Em 1939, foi criado o Instituto de Resseguro do Brasil (IRB), com a atribuição de exercer o monopólio do resseguro no país. Já em 1966, com a edição do Decreto lei nº 73, é instituído o Sistema Nacional de Seguros Privados com a criação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão oficial fiscalizador das operações de seguro.

Share with friends   

Written by

The author did not add any Information to his profile yet

Comments 0

Deixe uma resposta