3212-3068
Av. Dr. Abelardo Pompeu do Amaral, 637 - Vila Industrial – Campinas SP
Please assign a menu to the primary menu location under Menus.

Blog

Corretores: saiba o que perguntar a eles antes de escolher o seu seguro

Corretores de seguros

Antes de fechar a compra do seguro, é fundamental esclarecer ao máximo sobre o seguro que está contratando. A seguir, nós separamos algumas  perguntas que você deve fazer ao corretor e antecipamos os primeiros esclarecimentos.

Como escolho a melhor seguradora para mim?

Existem seguradoras especializadas em determinados riscos que, portanto, oferecem um serviço especializado que pode custar mais caro. Além disso, as empresas variam quanto à qualidade do atendimento e administração do contrato de seguro, bem como em termos de situação financeira.  Seguradoras em dificuldades podem ser tentadas a baixar seus preços na urgência de ganhar mercado e sobreviver. O atendimento, no entanto, sofre. Do mesmo modo, empresas em expansão desordenada podem ter piorado as condições de atendimento aos segurados. Um mínimo de conhecimento do mercado é necessário. O corretor deve demonstrar esse conhecimento a você. Você pode até se informar a respeito da saúde financeira e do nível de atendimento da seguradora, como no site da Superintendência de Seguros Privados (www.susep.gov.br) e junto a órgãos de defesa do consumidor. Mas não deixe de perguntar ao seu corretor a respeito.

 

Como devo comparar os produtos oferecidos pelas seguradoras?

Primeiramente saiba exatamente quais são suas necessidades, e se o corretor está lhe oferecendo dentro do que foi identificado como sua necessidade. Antes de fechar negócio, conheça bem as opções oferecidas pela seguradora. Fale com o corretor de seguros, pesquise e decida pela melhor oferta, sempre avaliando custo e benefício. Compare o que as diversas companhias de seguros têm para lhe oferecer. Peça ao seu corretor para apresentar três orçamentos, pelo menos. Examine cada opção. Descubra quais eventuais descontos você pode ganhar se comprar todos os seguros numa só seguradora e quanto custarão se comprá-los em diferentes companhias. Se você escolher diferentes companhias, é importante comparar também os benefícios de cada uma. O melhor preço não corresponde necessariamente à mesma cobertura, por isso pergunte ao corretor o que cada seguradora oferece, quais são as características das Apólices e o que acontece em caso de um sinistro. Isto pode lhe poupar tempo e dinheiro no futuro. Você precisa saber o que o seguro contratado irá indenizar, caso ocorra o sinistro.

 

Quais são as opções do mercado em termos de preços e as demais condições das Apólices?  

O mercado de seguros do Brasil é competitivo, e os preços e as condições podem variar grandemente de empresa para empresa. No caso do seguro de automóveis, por exemplo, você pode encontrar diferenças de prêmios de mais de 50% em Apólices com coberturas similares. Daí a importância de pesquisar preços e demais condições em, no mínimo, três seguradoras. Além disso, um corretor sabe orientar você sobre a opção de melhor custo-benefício.

Como faço para saber exatamente o que está coberto pelo meu seguro?

Antes de fechar, peça ao seu corretor que lhe informe. Os riscos cobertos devem constar, obrigatoriamente, da Apólice. A Apólice é o documento que formaliza o contrato de seguro, estabelecendo os direitos e as obrigações da seguradora e do segurado. A Apólice de seguro caracteriza a aceitação dos itens discriminados na proposta e o compromisso formal da seguradora em atender todas as obrigações advindas das cláusulas contidas na proposta que você e seu corretor fizeram. A Apólice deve apresentar, pelo menos, os riscos cobertos e não cobertos, a data da emissão, o início e o fim da vigência, o Limite Máximo de Garantia (LMG), o Limite Máximo de Indenização (LMI) de cada cobertura (valores máximos que a seguradora se compromete em indenizar), o valor do prêmio (que é o valor que o segurado paga para ter o seguro), e o eventual imposto (IOF).  O número de ordem da respectiva proposta também precisa estar citado no documento. Deve conter, ainda, os dados básicos do segurado, da seguradora, do corretor, do seguro e o número com que o plano foi protocolado na SUSEP.

Posso contratar mais de uma Apólice para o mesmo risco?

Depende. Para alguns ramos de seguro, como por exemplo seguros pessoais (de Vida, de Acidentes Pessoais) não há qualquer problema. No caso de seguros de danos, não faz sentido, pois a indenização estará limitada ao valor do bem. Assim, no caso de contratação de várias seguradoras para um mesmo risco, ocorrendo o dano ou prejuízo coberto, cada uma pagará uma indenização proporcionalmente aos riscos assumidos e aos prêmios recebidos. De acordo com o artigo 781 do Código Civil, a indenização não poderá ultrapassar o valor de interesse do segurado, avaliado no momento do sinistro. Um segurado que já possui um seguro sobre um bem ou sobre a sua vida deve informar à seguradora ao contratar outro seguro. Como já dito, para seguros pessoais (Vida, Acidentes, Invalidez) a indenização se acumula. Para seguros de bens não faz sentido ter mais de um seguro cobrindo o mesmo bem, já que a indenização será limitada ao valor do bem. Apesar de não haver limitações para os seguros de pessoas, algumas situações não são aceitas pelas seguradoras.  Por exemplo,  um indivíduo com salário de R$ 2 mil dificilmente conseguirá comprar uma Apólice de Seguro de Vida de R$ 1 milhão, pois neste caso o valor do seguro deve ser a perda financeira que os beneficiários teriam com seu falecimento.  Assim, numa situação desta se entende que o risco de tentativa de fraude é grande.

E se eu quiser rever as coberturas que contratei? O que tenho de fazer?

Para os seguros anuais, na renovação e para os seguros com mais de um ano de vigência, pelo menos uma vez por ano, você deve rever se as coberturas contratadas permanecem iguais ou se houve mudanças nas necessidades de cobertura do seu seguro. Se você constatar que precisam ser feitas alterações, contate o seu corretor. De acordo com a modalidade do seu seguro, entre as modificações a serem levadas em conta, Tudo Sobre Seguros destaca:

• Casamento ou divórcio;

• Nascimento de filho, neto ou adoção de uma criança;

• Alterações significativas no seu estado de saúde ou de seu cônjuge ou companheiro(a);

• Responsabilidade para o sustento de pais idosos;

• Compra de uma nova casa;

• Necessidade de contratar cuidadores e serviços de atendimento domiciliar para pessoas próximas, que dependem financeiramente de você;

• Recebimento de uma herança;

• Mudança de endereço;

• Mudança de profissão;

• Mudança de atividade da empresa;

• Outras – consulte seu corretor.

 

Via: tudo sobre seguros.

 

Share with friends   

Written by

The author did not add any Information to his profile yet

Comments 2

24 março 2017 Responder

muito bom o seu artigo

25 março 2017 Responder

Amei o site, estão de parabens!

Deixe uma resposta