(19) 3212-3068
Av. Dr. Abelardo Pompeu do Amaral, 637 - Vila Industrial – Campinas SP
Please assign a menu to the primary menu location under Menus.

Blog

Mudanças nas regras da Previdência Social indicam boa hora para Previdência Complementar

Previdencia Complementar

Incremente sua aposentadoria e aproveite o início do ano para começar a planejar o futuro. Um dos assuntos mais comentados no fim de 2016 foram as mudanças nas regras da Previdência Social propostas pelo Governo Federal. A medida mais polêmica encaminhada pelo Ministério da Fazenda determina a idade minima de 65 anos para a aposentadoria tanto de homens quanto de mulheres. 
Esta e outras iniciativas fazem parte de um plano de reforma que vem sendo estudado pelo Governo para reduzir um déficit estimado em cerca de R$ 150 bilhões para 2016.
Com o anúncio das propostas, muitas pessoas que atualmente contribuem como autônomas para o INSS declararam a intenção de desistir destes pagamentos e passar a investir em outras formas de poupança para a aposentadoria, como a previdência privada por exemplo. Mas será que esta atitude seria realmente melhor para quem quer garantir um futuro tranquilo financeiramente?

Marcelo Mello, Vice-presidente de Vida e Previdência da SulAmérica, destaca as vantagens deste produto financeiro mas lembra de outras funções importantes da previdência social. “A previdência social paga pelo INSS trata-se de um direito concedido pelo Governo Federal que abrange outras modalidades de benefícios, como licença maternidade, aposentadoria por invalidez, auxílio doença, entre outros. Não podemos considerar a hipótese de a previdência complementar substituir a social. A previdência privada, ou como é conhecida atualmente previdência complementar, é uma ótima opção para quem pensa no futuro, deseja poupar dinheiro no longo prazo e complementar sua renda na aposentadoria, principalmente diante de um cenário de mudanças significativas na previdência social. É importante lembrar ainda que a contribuição do INSS é facultativa apenas para autônomos ou profissionais liberais”, adverte.

Benefícios da pre Vidência privada ou complementar

Mello destaca que um dos principais benefícios de contratação de um plano de previdência complementar é a redução das alíquotas do Imposto de Renda ao longo dos anos. “optando pela chamada tabela regressiva por 10 anos, o imposto reduz de 35% para 10%. Enquanto o dinheiro está aplicado, não paga imposto, diferentemente de outros tipos de investimentos, nos quais o Imposto de Renda é descontado a cada seis meses. Assim, o plano de previdência complementar gera rendimentos na fase de acumulação”, afirma.

Ele analisa ainda a regra que está sendo estudada pelo Congresso Federal, que prevê que o contribuinte poderá se aposentar com base no tempo de contribuição associada à sua idade. Para se aposentar, o contribuinte deverá ter no mínimo 65 anos de idade e ter no minimo 25 anos de contribuição. “Isso resulta em um benefício de no máximo 51% mais 1% por ano de contribuição do benefício a ser concedido ao contribuinte, tendo 76% do valor do benefício atingindo essas condições. Para ter acesso aos 100% do valor do benefício por direito, o contribuinte deverá ter 65 anos completos e ter contribuído com o INSS por 49 anos. A previdência complementar, para esse caso, servirá para quem deseja manter a idade programada de aposentadoria antes da nova resolução ou para quem deseja complementar a renda obtida pela previdência social, lembrando que deverá manter as contribuições ao INSS durante, no mínimo, 25 anos”, explica.

 

Fonte: Tudo sobre seguros

Share with friends   

Written by

The author did not add any Information to his profile yet

Comments 0

Deixe uma resposta