3212-3068
Av. Dr. Abelardo Pompeu do Amaral, 637 - Vila Industrial – Campinas SP
Please assign a menu to the primary menu location under Menus.

Blog

PGBL ou VGBL: qual escolher?

PGBL ou VGBL

O Plano PGBL é indicado para quem tem renda declarada, contribui com o INSS e usa o formulário completo na declaração do IR. Contribuindo com o PGBL o participante terá redução do valor do imposto a pagar no momento da declaração anual. Mas só será possível abater as contribuições do imposto de renda até o limite de 12% dos rendimentos brutos anuais (por exemplo, salários, aluguel, etc.), portanto as contribuições ao PGBL não podem superar este limite. Se for preciso resgatar a reserva ou se aposentar, será cobrado Imposto de Renda sobre o valor total do resgate ou do benefício.

O plano VGBL já é indicado para quem não tem renda declarada, usa o formulário simplificado do IR ou faz declaração de isento, quer diversificar os investimentos e deseja aplicar mais do que 12% de sua renda bruta em previdência. Aqui não existe aquele abatimento dos 12% na declaração anual de imposto. Mas em compensação, na hora do resgate, o imposto é cobrado somente sobre o rendimento e não sobre o total resgatado ou recebido como aposentadoria.

“A principal diferença entre os rendimentos da previdência social e os da previdência complementar e que a previdência pública ou social se baseia no mutualismo, ou seja, a soma das contribuições realizadas por todos é direcionada ao pagamento do benefício para todos. Na previdência complementar, diferentemente, os valores pagos individualmente são direcionados para a constituição da reserva e acumulados pela própria pessoa, por meio de aplicações em fundos de investimentos de caráter previdenciário, sobre as quais não incidem impostos durante o período de acumulação. O valor a ser pago na forma de beneficiário dependerá da reserva acumulada com as contribuições e rentabilidades que ocorrem nos fundos.

Share with friends   

Written by

The author did not add any Information to his profile yet

Comments 1

9 março 2017 Responder

No entanto, se o investidor desistir de pedir a conversao em renda, podera resgatar parte do valor acumulado. PGBL, a aliquota incidira sobre oitocentos mil reais, enquanto no plano VGBL a aliquota sera cobrada sobre os rendimentos de R$ 300.

Deixe uma resposta